sexta-feira, 23 de julho de 2010

Crônicas – A Idade do CONDOR 1


- Isso não é um CONDOR.
- O que?
- Isso NÃO É um CONDOR!
- Ah...tudo bem! Não é do CONDOR mesmo que eu quero falar!
- Primeiro vamos a uma pequena correção: não é idade do “CONDOR” é idade do “COM DOR”!
- Como assim?

É...a gente nasce com uma flexibilidade ímpar e podemos fazer qualquer coisa, que não dói nada. Quando jovens, passamos noites inteiras acordados, na balada...e no dia seguinte, tirando aquele sono incontrolável que a gente sente, mais nada incomoda. E se pintar um convite para a próxima noite ....estamos “prontos pra outra”.
Mas o tempo é implacável.
Entre os 30 e 40 continuo me esforçando e dizendo que me sinto muito jovem e que nada mudou. “Faço tudo o que fazia antes”.....triste engano!
Enquanto jovem – e eu ainda sou jovem , só trinta e oito anos – trabalhava, estudava, jogava vôlei, corria na rua para manter a forma, ia à academia – na época da ginástica aeróbica- ia à boate - atual balada!, brincava as cinco noites de carnaval e nos cinco dias “lagarteava” no sol e NUNCA tinha dor em lugar nenhum. Então o que mudou?
Meus hábitos mudaram. Embora seja muito difícil admitir estou ficando mais lenta. Passar noites em claro na balada.....é um verdadeiro tormento! Preciso pelo menos de 9 horas de sono para recuperar a noite de sono perdida.
Trabalhar ah....isso sim! Isso não cansa. Só dá uma dor na coluna lombar, outra na coluna cervical, os ombros parecem que estão carregando um fardo de 50 Kg, e a cabeça nem se fala......também dói. As horas acumuladas na frente do computador....fazem doer o braço e principalmente o pulso - tendinite, síndrome do carpo, LER ou DORT, sei lá ....também não importa! O que importa é que dói.
E o travesseiro? Pouco importa a altura, se é de espuma, microfibra ou outro material......não tem ajudado muito! Continuo COM DOR na coluna.
Troca o colchão, compra um colchão ortopédico ...e também não deu certo! Troca por um novo, aquele com molas ensacadas , “caríssimo”.... e as dores vão passar....- também não deu certo.....continuo COM DOR!
Agora começa a doer a articulação coxo-femural. Acho que estou começando com osteoporose. Será? Não é possível!
Além de disso, algo terrível começa a acontecer! Na idade do COM DOR também começa a amolecer tudo! As coxas, glúteos, os braços não são mais os mesmos. Que horror!
Finalmente, meu último alerta foi quando comecei COM DOR na perna direita. Essa era diferente! Era quente! E não parava de jeito nenhum! “Vou ter uma TROMBOSE na perna, pensei eu. Chega! Preciso fazer alguma coisa! Vou caminhar no Jardim Botânico!”

E assim tem início nossa história......28 de dezembro de 2009


Por Lucia Helena da Silva Mendes

3 comentários:

  1. É isso aí mesmo... Porém, por mais que fique tudo doendo, o importante é manter a cabeça ativa. Criar coisas é o melhor remédio!

    ResponderExcluir
  2. O que me consola é que não sou só eu....Bjs

    ResponderExcluir
  3. O melhor de tudo é ter notícia de vocês. CONDOR ou não !
    Eduardo Mischiatti

    ResponderExcluir

APRIMORE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE REMUNERAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

  Compreenda como calcular portes, UCO e demais itens da CBHPM e outras referências para pagar os demais profissionais na saúde privada. Apr...