quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Saiba mais sobre o Colesterol

Fonte imagem: http://www.google.com.br/images?q=imagens+colesterol&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=Jbm1TJyYBIT68Aba6vjwCQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCsQsAQwAA&biw=1280&bih=607


(*) Lucia Helena da Silva Mendes

O nome colesterol vem do grego e significa cálculo biliar. Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo organismo e apenas 30 % é fornecido pelos alimentos ingeridos. O colesterol está presente em moléculas de substâncias denominadas lipoproteínas, entre as quais duas famílias são mais conhecidas: a LDL e o HDL. A lipoproteína LDL – de baixa densidade é conhecida como o mau colesterol e o HDL – lipoproteína de alta densidade é conhecido como o colesterol bom, porque remove o colesterol da corrente sanguínea. Quanto maior a concentração de colesterol LDL, maior o risco de doenças cardiovasculares.

As pessoas com taxas de colesterol abaixo de 200 mg de colesterol por decilitro são menos propensas a ter doenças cardiovasculares do que aquelas cujas taxas estão acima de 240 mg/dl. É aconselhável verificar a taxa uma vez por ano, principalmente entre as pessoas que têm mais de 40 anos de idade.

O colesterol é frequentemente associado a aspectos negativos, porém ele é muito importante para o bom funcionamento do organismo.

Aspectos positivos do colesterol

• É indispensável na produção dos hormônios andrógenos (masculinos) e estrógenos (femininos), que tornam possível a reprodução humana;

• É importante na composição do ácido biliar, que regula a digestão dos alimentos
• Auxilia na síntese da vitamina D, responsável pela constituição dos ossos do corpo humano.

Aspectos negativos do colesterol

• Colesterol em excesso pode provocar entupimentos graves nas artérias, em forma de placas de gordura nas paredes interiores das artérias - aterosclerose. Esses depósitos de gordura atraem compostos de cálcio que engrossam e enrijecem as artérias, levando à obstrução da passagem do sangue, o que prejudica a adequada nutrição das células e coloca em risco o bom funcionamento do coração.

Colesterol e a alimentação

Alguns alimentos apresentam grande quantidade de colesterol, como a gema de ovo, fígado, ovas de peixe, gordura de carne, leite integral, cremes, queijos e manteiga.

Alguns alimentos que apresentam pouco ou nenhum colesterol são frutas, vegetais, cereais, pães, clara de ovo e leite desnatado.

Uma dieta contendo apenas gorduras saturadas, rica em alimentos como manteiga e gorduras de carnes, aumenta o risco de arteriosclerose.

Já a ingestão de produtos poliinsaturados , como o óleo de canola, oliva, girassol e milho, são mais benéficos à saúde.

Fonte: baseado no folder da UNIMED Curitiba
Province Saúde – Consultoria, Treinamento de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRIMORE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE REMUNERAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

  Compreenda como calcular portes, UCO e demais itens da CBHPM e outras referências para pagar os demais profissionais na saúde privada. Apr...