quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Previna Doenças – Lave as mãos

As infecções em serviços de saúde ameaçam tanto os pacientes quanto os profissionais e podem resultar em sofrimentos e gastos excessivos para o sistema de saúde.

A higienização das mãos e reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência a saúde. Apesar de as evidencias mostrarem a importância das mãos na cadeia de transmissão das infecções relacionadas à assistência a saúde e os efeitos dos procedimentos de higienização das mãos na diminuição das taxas de infecções, os profissionais de saúde ainda adotam uma atitude passiva diante deste problema de saúde publica mundial.

A higienização das mãos também deve ser um hábito da população em geral para prevenir a transmissão de várias doenças dentre elas o vírus da Influenza A (H1N1) .

Quais as finalidades da higienização das mãos?
  • Remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato
  • Prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas
  • Remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor,a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propicia a permanência e a proliferação de microrganismos
Quando lavar as mãos?
O ato de lavar as mãos depende basicamente de cultura como:
  • Antes de alimentar-se
  • Após ir à "toillete"
  • Após assoar o nariz
  • Sensação desagradável de estar com as mãos sujas ou que tocaram umidade
  • Como lavar corretamente as mãos
A lavagem correta das mãos deve durar mais de 20 segundos. Em alternativa à lavagem das mãos, poderá usar toaletes à base de álcool.

Imagem: www.leme.pt

 Elaborada por: Lucia Helena da Silva Mendes – Diretora de Negócios - Province Saúde – Consultoria, Treinamento de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação.


Fonte: BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. ANVISA. Ministério da Saúde. Higienização das Mãos em Serviços de Saúde. Brasília, 2007..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRIMORE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE REMUNERAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

  Compreenda como calcular portes, UCO e demais itens da CBHPM e outras referências para pagar os demais profissionais na saúde privada. Apr...