quarta-feira, 17 de novembro de 2021

17/11 - Dia Mundial da Prematuridade



Brasil é o 10º no ranking mundial de partos prematuros. A idade gestacional ao nascimento é um dos preditores mais importantes da sobrevida e subsequente saúde dos recém-nascidos.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) , o nascimento prematuro é aquele que ocorre antes de 37 semanas completas de gestação e pode ser subdividido em: prematuros extremos (<28 semanas), muito prematuros (28-31 semanas) e moderados (32-36 semanas de gestação).

Globalmente, a cada ano, nascem cerca de 135 milhões de crianças e, destas, aproximadamente 15 milhões são prematuras.

No Brasil em 2018, 11% dos partos prematuros. Dos 323.676 nascidos vivos abaixo de 37 semanas, 17.382 (5%) morreram no período neonatal, sendo a grande maioria nos primeiros dias de vida.

Assistência multiprofissional

Após a alta hospitalar, o acompanhamento multiprofissional, que considere em conjunto os fatores que levaram ao nascimento prematuro e o impacto da morbidade neonatal na composição do risco para a saúde futura destes indivíduos, é fundamental para o planejamento das ações de prevenção e de tratamento das complicações da prematuridade.

Fonte: Unifesp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRIMORE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE REMUNERAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

  Compreenda como calcular portes, UCO e demais itens da CBHPM e outras referências para pagar os demais profissionais na saúde privada. Apr...