sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Saúde Feminina

(*) Lucia Helena da Silva Mendes

A saúde feminina exige diversas atitudes preventivas nas diferentes fases da vida. Além de andar sempre às voltas com a oscilação de hormônios, a mulher está sujeita a doenças tipicamente femininas, em particular o câncer de colo uterino e câncer de mama.
Felizmente, algumas medidas de prevenção e diagnóstico precoce têm diminuído a incidência e mortalidade dessas enfermidades.

Alguns fatores têm contribuído para o aparecimento de outras doenças femininas impulsionados pelos múltiplos papéis desempenhados pelas mulheres. Se de um lado com a consulta periódica ao ginecologista tem diminuído os índices de câncer de colo de útero e de mama, de outro lado, tem aumentado cada vez mais o número de mulheres com pressão alta, diabetes e colesterol alto, doenças que até bem pouco tempo eram predominantemente masculinas.
Dentre os múltiplos papéis assumidos pela mulher moderna estão as demandas da casa, os cuidados com os filhos e trabalho, refletindo na falta de cuidados com sua saúde.
Para neutralizar os perigos desse ritmo, o ideal é manter o equilíbrio entre as exigências atuais e adotar um estilo de vida mais saudável, não apenas com tempo par consultas e exames, mas também para comer, dormir e viver BEM.

Outro fator relevante da saúde feminina são as flutuações hormonais, impulsionadas pela TPM tensão pré-menstrual que aflige cerca de 70% das mulheres. Depois a menopausa, que finda com a TPM, mas pela queda brusca de hormônios femininos, causa um impacto significativo ao corpo da mulher. São sintomas da menopausa: ondas de calor, insônia, alterações de humor, ganho de peso, ressecamento vaginal e diminuição do desejo sexual. Essa baixa de hormônios também significa a perda de um efeito protetor sobre a saúde do coração e dos ossos.

Dicas para manter a saúde da mulher

·         Exercícios regulares em sessões de 30 minutos, no mínimo, três vezes por semana, de preferência com atividades aeróbicas, como caminhar e correr.
·         Refeições regulares e manter o consumo de carboidratos (massas e doces), proteínas (carnes, ovos e leguminosas) e gorduras;
·         Beber no mínimo 1,5 l de líquidos por dia (água, sucos e chás);
·         Não fumar, pois o cigarro é responsável por diversos tipos de doenças como bronquite, câncer de pulmão e outros tumores;
·         Moderar o consumo de bebidas alcoólicas, sal e cafeína;
·         Lembrar que o dia tem apenas 214 horas e que, idealmente, você necessita dormir um terço dele.
·         Consultar um ginecologista pelo menos uma vez ao ano
·         Fazer auto-exame das mamas. 

(*) Diretora de Negócios da Province Saúde

Fonte: Folder do Laboratório Champagnat Medicina Diagnóstica

Province Saúde – Consultoria, Treinamento de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação contato@provincesaude.com.br- www.provincesaude.com.br - http://www.provincesaude.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRIMORE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE REMUNERAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

  Compreenda como calcular portes, UCO e demais itens da CBHPM e outras referências para pagar os demais profissionais na saúde privada. Apr...