sábado, 10 de julho de 2010

Frischmann Aisengart/DASA lança em Curitiba exame que indica infecção bacteriana grave

A infecção bacteriana grave do organismo, chamada no jargão médico de sepse, é a maior causa de mortalidade nas Unidades de Tratamento Intensivo. Como o diagnóstico dessas infecções ainda é um desafio em diversas situações, a Medicina tem estudado formas de aprimorar esse diagnóstico. Uma das opções é o exame de procalcitonina (PCT), que será lançado nesta quarta-feira (26 de maio), a partir das 19h, em um evento no auditório do Hospital VITA Curitiba. O Frischmann Aisengart / DASA será o primeiro laboratório de Curitiba a oferecer o exame.


Segundo Jaime Rocha, infectologista do laboratório e coordenador do evento de lançamento, a procalcitonina é um pró-hormônio detectado na circulação sanguínea em situações de estresse, como é o caso de uma infecção bacteriana. “Ela está intimamente relacionada com o início da infecção bacteriana, além de seu crescimento se correlacionar com a gravidade da infecção”, explica o médico.

Rocha afirma que a detecção precoce da infecção bacteriana grave é difícil porque os sinais iniciais da doença não são específicos. Por isso, a possibilidade de um exame laboratorial poder auxiliar na identificação precoce dos quadros de sepse contribuem de forma significativa para melhorar o prognóstico destes pacientes. “Além disso, o resultado do exame pode resultar na diminuição dos efeitos colaterais das medicações, bem como da resistência bacteriana e de custos hospitalares, pois pode auxiliar na retirada de antibióticos”, diz o infectologista.

O exame será oferecido nas unidades do Frischmann Aisengart/DASA do Hospital VITA Curitiba, Hospital VITA Batel, Hospital Cardiológico Costantini e Hospital Pequeno Príncipe.



Sobre o Frischmann Aisengart Medicina Diagnóstica

O Frischmann Aisengart completa 65 anos em maio e é considerado uma referência para o segmento de medicina diagnóstica na região. Com forte presença nas áreas hospitalar e ambulatorial é o líder de mercado na capital e Região Metropolitana. Possui mais de 600 colaboradores e 35 unidades. São mais de três mil tipos de exames de análises clínicas que contemplam serviços e soluções diferenciados com qualidade, rapidez e alto padrão de atendimento, como a coleta domiciliar e vacinas. O Frischmann Aisengart integra a DASA, maior empresa de medicina diagnóstica e de saúde preventiva na América Latina e quinta maior no mundo. Para mais informações: www.labfa.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRIMORE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE REMUNERAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

  Compreenda como calcular portes, UCO e demais itens da CBHPM e outras referências para pagar os demais profissionais na saúde privada. Apr...